Malanje- Quatro mil e 115 candidatos começaram esta quarta-feira, em Malanje, a ser submetidos a exames de acesso para o preenchimento das 265 vagas disponíveis em diversas áreas do sector da saúde, na província.
Os candidatos disputam, a partir de hoje até ao dia 23 deste mês, as vagas das carreiras de médicos internos, enfermeiros licenciados, técnicos de enfermagem, técnicos médios e superior de diagnóstico e terapêutica, motoristas, vigilantes, secretários clínicos, maqueiros e trabalhadores do regime geral.
Segundo o chefe de Departamento de Estatística, Planeamento e Recursos Humanos do Gabinete Provincial da Saúde, Adriano Dêmbue, o maior número de vagadas recai para técnicos de diagnóstico e terapêutica, com 101, seguido de médicos, com 51.
Precisou que hoje quarta-feira, serão avaliados os médicos, ao passo para quinta-feira, prevê-se a realização de testes para os candidatos às vagas da área de apoio hospitalar (vigilantes, maqueiros, motoristas e secretários clínicos), bem como para os técnicos de diagnóstico e terapêutica.
Na sexta-feira (23), realizam-se os exames da carreira enfermagem.
Fez saber que os candidatos apurados serão distribuídos pelos 14 municípios e unidades sanitárias de referência da província.
De realçar que mil e 691 candidatos inscritos no concurso público do Ministério da Saúde na província foram excluídos, devido à apresentação de Bilhete de Identidade desactualizado, certificados de habilitação com incoerência e falta de comprovativo de vacinação contra a covid-19.