Caxito - Trezentos e um pacientes dos cinco meses aos 49 anos de idade foram atendidos durante os três dias de campanha de rastreio de transtornos de neurodesenvolvimento, realizado no hospital geral "Reverendo Guilherme Pereira Inglês", na província do Bengo.
Transtornos do neurodesenvolvimento são problemas neurológicos que podem interferir na aquisição, retenção ou aplicação de habilidades ou conjuntos de informações específicas que podem envolver disfunção da atenção, da memória, da percepção, da linguagem, da solução de problemas ou da interação social.
Dos pacientes atendidos, 171 crianças são provenientes de Luanda, 120 do Bengo e as restantes das províncias do Cuanza Sul, Zaire e Huambo, segundo informou hoje, quarta-feira, o director-geral da unidade hospitalar, Geovani Malega, quando apresentava os dados da campanha.
Fez saber que a campanha esteve aliada à componente formativa dos quadros locais, para permitir alargar e atender maior número de pessoas, lembrando que a intervenção dos pacientes identificados começará a partir de Janeiro de 2025.
Acredita haver ainda muitos pacientes que por inúmeras razões não conseguiram participar na campanha, pelo que no próximo ano, além das intervenções a serem feitas, prosseguirão com o rastreio, sendo os dois processos totalmente gratuitos.
Geovani Malega reafirmou que o projecto conta com o apoio do Ministério da Saúde, e a orientação é tentar chegar ao máximo de famílias possíveis e tranquilizá-las que todas serão atendidas.
Por sua vez, a médica especializada em terapia ABA (em inglês Applied Behavior Analysis), Line Duarte considerou preocupante os números alcançados, porque estando no Bengo, os pacientes são maioritariamente de Luanda, embora tenha recebidos muitos recados de satisfação da abertura da campanha que considerou um sucesso pelo facto de terem conseguido ajudar muitas famílias.
Fez saber que depois de recolhidos os dados, a equipa vai trabalhar na elaboração dos planos terapêuticos de cada família, para a partir de Janeiro começarem as intervenções, visando dar uma qualidade de vida melhor aos pacientes.
Terapia ABA é um método terapêutico que significa Análise do Comportamento Aplicada que consiste numa abordagem baseada em princípios científicos do comportamento que visa modificar comportamentos, ensinar habilidades e promover a autonomia da criança com transtornos de neurodesenvolvimento.
Durante a campanha, os pacientes foram igualmente observados pelo médico terapeuta ocupacional e mestre em integração sensorial, Carlos Duarte que trabalha na parte das actividades de vida diárias como vestir, calçar, tomar banho e escovar os dentes que são áreas afectadas e acabam por danificar a saúde mental dos encarregados de educação, assim como a parte que tem ver com o sentir que em muitos casos é muito sensível (sensorial). PA
.