Cuito - Trezentos e 13 mil e 55 cidadãos da província do Bié foram vacinados contra a Covid-19, nos últimos 16 meses, no quadro da implementação do projecto de reforço das campanhas de imunização da população em idade vacinal "Global Vax".
Os dados foram avançados esta sexta-feira pelo coordenador provincial do projecto, Gabriel Filipe Camolacamue, durante o acto de encerramento das actividades de campo a nível da província.
Estes números superam as expectativas do projecto, numa iniciativa da organização não-governamental Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP), que previa, inicialmente, vacinar 226 mil 784 indivíduos.
De acordo com a fonte, os referidos cidadãos foram vacinados nos municípios do Andulo, Cuito e Camacupa, onde foi implementado, desde o mês de Agosto de 2022.
Apontou o município do Cuito como que mais nível de cobertura vacinal atingiu, com 135 mil e 475 cidadãos, seguido do Andulo, com 97. 898, e por último Camacupa, com 79. 025.
Entre os mesmos, continuou, alguns foram imunizados até a dose de reforço e outros com dose única da Pfizer,Astrazeneca, Sinophar, Jhonson e Jhonson.
Durante a sua intervenção, Gabriel Filipe Camolacamue explicou que o projecto, implementado com o financiamento da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), contou com o envolvimento de 99 agentes comunitários, três organizadores municipais, igual número de supervisores de vacinação, para além de um coordenador provincial.
Salientou a colaboração efectiva das autoridades administrativas locais, tradicionais, comissões de moradores e instituições públicas e privadas, o que permitiu o alcance dos resultados satisfatórios.
Quanto às perspectivas para o projecto, deu a conhecer a realização, até o próximo mês, nos três municípios, de acções de capacitação dos profissionais de saúde e apetrechamento das unidades de saúde com equipamentos de armazenamento e conservação das vacinas da covid-19, no quadro do programa do Governo angolano da sua integração nas campanhas de vacinação de rotina.
Por seu turno, o coordenador provincial da ADPP no Bié, Elias Chissingui Pacote, disse que a sua organização está a trabalhar com as autoridades sanitárias, na extensão do programa para os restantes municípios da província, com vista a ajudar o governo no alcance dos resultados preconizados em termos de cobertura vacinal, para a imunização da população contra a doença.
Laurindo Chissingui Pacote anunciou, também, a implementação na província, nos próximos meses, de um projecto ligado às medidas de prevenção e combate ao HIV/Sida, tuberculose e demais doenças.
Para além da província do Bié, o projecto Global Vax, implementado sob o lema: “Zero covid começa comigo", abrangeu, igualmente, as províncias do Bengo, Cuando Cubango e Luanda.
ADPP é uma organização não governamental instituída em 1986. Na província do Bié, para além do sector da saúde, actua também nos domínios da educação, ambiente, segurança rodoviária e de emponderamento das mulheres da zona rural. VKY/PLB