Lubango - Trinta e duas crianças com hidrocefalia foram operadas, de 12 de Junho à presente data, no Hospital Central do Lubango “Dr. António Agostinho Neto”, no âmbito da campanha “Sonho Renovado”, uma iniciativa da unidade, com apoios da empresa Omatapalo.
Hidrocefalia é uma acumulação de líquidos cefalorraquidiano no interior da cavidade craniana e que faz aumentar a pressão intracraniana sobre o cérebro, podendo causar lesões no tecido cerebral, resultando no inchaço do crânio e consequentemente o aumento do volume da cabeça.
Trata-se de 16 crianças do género masculino e com idades entre os dois meses e seis anos, proveniente maioritariamente dos municípios da província da Huíla e algumas da província do Namibe, segundo o médico interno de especialidade neurocirurgia da unidade sanitária, Abreu Molowini.
Em declarações à ANGOP, o especialista fez saber que se trata de uma campanha que deu início no dia 12 de Julho de 2024, cuja meta é a realização de mais de 120 cirurgias, com o foco em pacientes da região Sul.
Destacou que as cirurgias são apenas do ventrículo peritoneal e foram realizadas com sucesso, apesar de ser um processo de “muita complexidade”.
Abreu Molowini, Salientou que existe no hospital a área de neurocirurgia que faz a captação dos pacientes, realiza internamento, cirurgias, seguindo-se a um acompanhamento, sendo que o bloco tem a capacidade de realizar 10 operações por dia.
Apelou às famílias que tenham um parente com doença ou conheçam alguém padecendo, a procurar o Hospital Central do Lubango, “António Agostinho Neto”, para o tratamento da mesma, porque a hidrocefalia é considerada uma deficiência e pode causar graves complicações se não for tratada. BP/MS