Huambo – Duzentos e 87 usuários de drogas diversas, com maior incidência para menores de 15 anos de idade, estão em acompanhamento médico/medicamentoso no município do Huambo, informou, esta terça-feira, o director local da Saúde, Miguel Balaca.
O responsável, que falava na conferência de lançamento da campanha “Natal sem álcool, Natal feliz”, numa iniciativa do Instituto Nacional de Luta Anti-drogas (INALUD) disse que os 287 casos registados representam 42,32 por cento do número de crianças abaixo dos 14 anos consumidora de drogas.
Sem precisar dados comparativos, informou que foram realizadas 90 sessões de intervenções nas comunidades, entre palestras, seminários de capacitação e campanhas de sensibilização nas escolas, igrejas e praças, que alcançaram nove mil 930 munícipes.
Miguel Balaca destacou que as drogas, em particular o álcool, têm sido as causadoras de muitas complicações sanitárias à população, com consequências nefastas, daí a necessidade da pronta intervenção do INALUD na sensibilização dos cidadãos, para o seu bem-estar social.
Por seu turno, o chefe do departamento do INALUD na província do Huambo, Nelson Pedro Nhanga, disse que campanha “Natal sem álcool, Natal feliz” visa garantir uma quadra festiva saudável e feliz, para que as famílias, para além de comemorarem, respeitem a ética cristã e deixem a violência.
Considerou importante que as famílias sejam aconselhadas a não fazem o uso de bebidas alcoólicas como primeiro elemento da comemoração, mas, sim, a festejarem na união e a comparem apenas o essencial para a ceia.
Ao intervir na conferência, a administradora adjunta do município do Huambo para área Política, Social e das Comunidades, Marta Mendes Teixeira, disse que o consumo excessivo de drogas, bebidas alcoólicas e o número de toxicodependentes é uma preocupação do Governo angolano, que prontamente tem sido combatido pelo INALUD.
Acrescentou que para reduzir estes males sociais na juventude e não só, têm sido gizados vários programas no município do Huambo, como palestras, massificação desportiva, para além da promoção de cursos técnico-profissionais, para garantir a ocupação da camada juvenil local.
Durante a conferência foram realizadas palestras sobre “Consequências do uso e consumo de álcool durante a quadra festiva”, "Repercussões psicológicas do uso e consumo de álcool”, “Importância da educação financeira para as famílias” e “Ética e humanização social”. ZZN/ALH