Lubango – Duzentos e 23 pacientes internados no Hospital Municipal da Chibia, província da Huíla, por intoxicação alimentar causada pelo consumo de fuba (farinha de milho) alegadamente contaminada, receberam alta esta sexta-feira, mas três estão em estado critico no Hospital Central do Lubango.
Trata-se de 214 que deram entrada até quinta-feira à tarde e de outros nove, internados hoje de manhã, com idades entre os dois e acima de 60 anos, residentes nas localidades de Chaungo e Maheque, que apresentaram agitação psicomotora, alguns com agressividade e outros com febres, sem vómitos.
Ao fazer a actualização dos casos, o director do Gabinete Provincial da Saúde da Huíla, Paulo Luvangamo, referiu que até ao momento só três, dos quais duas mulheres, estão internados, por dois deles testarem positivo à malária e o outro transtornos neurológicos.
“Estamos desde quinta-feira a colocar a hipótese do consumo da fuba de milho. Todas as amostras recolhidas estão no laboratório da Humpsta e outras seguiram hoje para Luanda. Temos de esperar os resultados para ter a certeza do que se passa”, afirmou.
Segundo o director, a empresa que vendeu o produto está a prestar todo o apoio às vítimas, incluindo alimentação e agua, assim como a colaborar com a investigação.
Paulo Luvangamo ressaltou que a comunidade, quando registou os primeiros casos de intoxicação, passaou a mensagem aos outros para não consumir a fuba, e a equipa de vigilância epidemiológica, com o apoio do departamento da Saúde Pública, está activa para garantir o melhor controlo da situação.
"Está a circular mensagens da existência do produto em mercados, o que não é verdade, pois se assim fosse e houvesse outros casos, viriam à tona. Todos os casos são provenientes da mesma localidade, não temos disseminação noutras outras localidades do município", frisou. EM/MS