Benguela – Duzentas e sessenta e sete mil e cento e quinze (267.115) crianças serão vacinadas contra a poliomielite, de 28 a 30 do mês em curso, no litoral da província de Benguela, soube esta quarta-feira a ANGOP.
Trata-se da segunda fase do segundo turno de vacinação contra a poliomielite de crianças dos zero aos cinco anos de idade dos municípios de Benguela, Baía Farta, Catumbela e Lobito.
A campanha vai contar com a participação de 531 equipas, 133 supervisores e devem ser ministradas 48 mil doses de vacinas.
Segundo a chefe do Departamento Provincial de Saúde Pública em Benguela, Sandra Mendes, que falava a jornalistas, a campanha será realizada inicialmente nos referidos municípios por serem de fácil acesso e estarem num corredor endémico de várias patologias.
Explicou que os outros seis (6) municípios do interior da província serão vacinados a partir do mês de Agosto.
Sandra Mendes informou que a campanha vem em resposta a um surto epidémico de pólio que foi detectado nas províncias de Luanda, Huambo e Lunda Norte, semelhante à variante detectada na República Democrático do Congo.
A responsável garantiu aos pais e encarregados de educação, dos seis municípios em falta, que a campanha será realizada, pelo que não há necessidade de se deslocarem para outras localidades.
A campanha vai ser porta a porta, nas igrejas, praças, creches e nos postos de saúde.
A província de Benguela, na primeira fase da segunda ronda de vacinação contra poliomielite nos dez (10) municípios, previa vacinar 428.821 crianças e vacinou 463.982. CRB