Malanje- Duzentas e três mil 897 crianças, dos zeros aos cinco anos de idade prevê-se imunizar contra a poliomielite, na província de Malanje, durante a segunda ronda da campanha de vacinação que decorre de 13 a 16 deste mês.
Para esta ronda que conta com o envolvimento de 340 equipas, mil 717 técnicos entre vacinadores, registadores e mobilizadores, estão disponíveis 240 mil doses de vacinas, e serão igualmente abrangidos todos os petizes que já tenham sido vacinados na fase passada.
Ao proceder ao lançamento da campanha, o director do Gabinete Provincial da Saúde, Ribeiro de Carvalho, reiterou o apelo aos pais e encarregados de educação, no sentido de vacinarem as crianças, cuja campanha decorre porta-a porta e nas unidades sanitárias.
“Malanje não pode falhar, todos temos de garantir que as nossas crianças menores de cinco anos sejam vacinadas, protegidas contra a pólio e não deixar ninguém para trás”, disse.
A representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Malanje, Sandra Regina, disse que a imunização é uma medida preventiva, devido a contaminação imensa do poliovírus que se regista na vizinha República Democrática do Congo (RDC).
Na primeira ronda decorrida no mês de Setembro passado, haviam sido vacinadas mais de 200 mil crianças.
A paralisia flácida infantil (Pólio), é uma doença muito contagiosa e afecta principalmente crianças menores de cinco anos. PBC