Ondjiva- Cento e 44 mil preservativos masculinos foram distribuídos, esta samana, aos mototaxistas da cidade de Ondjiva, província do Cunene, para prevenção e combate do HIV/Sida, bem como outras doenças sexualmente transmissíveis.
A acção, enquadra-se na operação stop de sensibilização e distribuição de preservativos, no âmbito da jornada alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Sida, que assina este domingo, 1 de Dezembro.
A província do Cunene tem uma taxa de incidência de prevalência do HIV/Sida de 6,1 por cento de novas transmissões, considerada a maior de seroprevalência do país.
Em declarações à ANGOP, a coordenadora da campanha e chefe de logística do programa do HIV/Sida no Cunene, Isabel Madureira, disse que a distribuição de preservativo figura da estratégia global das autoridades sanitárias para o combate das infecções transmissíveis sexualmente.
Fez saber que a campanha teve por objectivo despertar a sociedade sobre os perigos que a Sida representa, assim como incentivar a população a aderir a testagem voluntária nas unidades sanitárias.
Para tal, disse que foi eleito o grupo alvo no trabalho de sensibilização dos mototaxistas que circulam na cidade de Ondjiva, destacando a importância do preservativo na prevenção e protecção do HIV, infecções sexuais transmissíveis e prevenção da gravidez.
De realçar que as autoridades sanitárias da província do Cunene registaram, no período de Janeiro a Setembro do corrente ano, mil e 394 novos casos de HIV/Sida, contra os mil 103 de igual período de 2023.
Os casos diagnosticados resultaram de um total de 40 mil e 880 testes realizados, menos mil e 861 do período anterior.
Em Angola, a taxa de prevalência do VIH é de dois por cento, a mais baixa da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
O Dia Mundial de Luta contra a Sida é assinalado a 1 de Dezembro, com o objectivo de sensibilizar, informar e prestar solidariedade às pessoas vivendo com VIH. FI/LHE/QCB