Luanda - Cento e 53 crianças com lábio leporino e fenda palatina foram operadas no Hospital Josina Machel, em Luanda, numa campanha promovida pelo Ministério da Saúde (MINSA).
Do universo de crianças operadas (89 do sexo feminino e 64 masculinos), 83 tinham lábio leporino, 53 fenda palatina e 17 múltiplas malformações.
Lábio leporino é uma separação do lábio superior, normalmente logo a baixo do nariz, e a fenda palatina é uma abertura na parte superior do céu da boca (palato), que causa a abertura anômala para dentro do nariz.
Na campanha foram atendidas crianças de vários pontos do país, nomeadamente das províncias do Uige, Bengo, Cuanza Norte, Huambo, de Malanje, Benguela, da Huíla e Lunda Norte,
Segundo a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, esse tipo de operações vai continuar, além do trabalho de rotina, criando competências e condições para o efeito nos vários hospitais a nível nacional.
"Acreditamos que num futuro breve iremos fazer campanhas noutras províncias, para evitar a deslocação de crianças para Luanda", anunciou. Bié, Lunda Sul e Cabinda constam do plano.
O director-geral do Hospital Josina Machel, Carlos Zeca, enalteceu o trabalho desenvolvido em duas semanas pela equipa multifacética composta por médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapéutica, bem como pessoal de apoio, que resultou na abtenção dos objectivos preconizados.