Menongue – Cento e 12 cidadãos, entre crianças e adultos, beneficiaram, de forma comparticipada, de operações de cataratas em sete dias, em Menongue, província do Cuando Cubango, num gesto que visou melhorar a visão dos utentes.
A acção foi de uma iniciativa da ONG Solidariedade Evangélica (SOLE), em parceria com a Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA), que periodicamente leva esses serviços aos cidadãos em várias províncias do país.
Em declarações hoje, segunda-feira, à imprensa, o oftalmologista Stepthen Collins, considerou positiva a campanha, que a sua organização efectua uma vez por ano.
Em 2022 foram efectuadas apenas 50 cirurgias e mais de 800 consultas, contra mil e 27 consultas deste ano.
Explicou que para as consultas em glaucomas, graduação em óculos, inflamação dos olhos, anomalias congénitas, entre outras relacionadas com problemas nos olhos, os pacientes tiveram uma comparticipação de 2.500 kwanzas, enquanto para as operações oftalmológicas foram 20 mil kwanzas.
O oftalmologista Stepthen Collins assegurou que, em Abril de 2024, a ONG poderá realizar uma outra consulta com a intenção de aumentar o número de pacientes e operações no Cuando Cubango.
Em Junho prevê-se efectuar uma campanha do género na província do Cuanza Sul.
Já o coordenador da saúde da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA) no Cuando Cubango, Isaías Jime, considerou positiva a adesão, o que mostra o interesse dos cidadãos em saber sobre o seu estado no que oftalmologia diz respeito.ALK/JSV/PLB