Huambo – Cento e 40 pacientes com problemas de lábio leporino e outras deformidades faciais estão inscritos, na província do Huambo, para a campanha massiva de cirurgias maxilo-facial, que inicia na próxima sexta-feira (30), soube a ANGOP.
A campanha, uma iniciativa do Hospital Josina Machel, em Luanda, numa parceria com o gabinete local da Saúde, vai decorrer até 7 de Setembro próximo, nos hospitais Geral do Huambo e Municipal do Ecunha, sob o lema “Facilita a minha vida”.
Ao confirmar o facto, esta terça-feira, à ANGOP, o director do gabinete da Saúde na província do Huambo, Lucas António Nhamba, informou que, dos 140 pacientes inscritos, 70 estão elegíveis para as cirurgias, depois de um conjunto de exames e avaliações laboratoriais exigidos antes da operação.
Assegurou que nenhum paciente será excluído, com excepção dos que, no momento da cirurgia, estiverem com complicações de diabetes, hipertensão e outros problemas, que requerem maior cuidado.
Disse que o gabinete da Saúde estará aberto à recepção de mais pacientes, na medida em que estiverem a decorrer as cirurgias, através do terminal telefónico 925865375 ou para os que se deslocarem para as direcções dos em referência.
Lucas Nhamba informou que a equipa, com 14 profissionais multidisciplinares de Luanda e 10 Huambo, entre médicos cirurgiões, anestesista e enfermeiros, está preparada para operar até 200 pacientes.
Apelou aos cidadãos de todas as idades, com qualquer deformidade no rosto, no maxilar, na garganta e outros, a se inscreverem na campanha, que prevê utilizar as salas do bloco operatório do Hospital Geral do Huambo e municipal do Ecunha.
Cirurgia maxilo-facial é uma especialidade odontológica que trata as doenças da cavidade bucal, face e pescoço, tais como: traumatismos e deformidades faciais (congénitos ou adquiridos), traumas e deformações dos maxilares e da mandíbula.
Aberta em Julho último e o término previsto em Outubro próximo, a campanha abrange, inicialmente, as províncias de Benguela, Cunene, Huambo, Huíla, Moxico e Uige. ZZN/JSV/ALH