Saurimo – Dezassete pessoas, entre jovens e adultos, faleceram vítimas de tuberculose, na província da Lunda Sul, durante o períodode Janeiro a Março do ano em curso, informou, esta segunda-feira, o supervisor local da luta contra a tuberculose, Pedro Puto.
Em declarações à ANGOP, o responsável disse que no período em referência às autoridades sanitárias notificaram 256 casos da doença considerada sensível, com 95 pacientes internados, bem como 89 altas médicas.
Explicou que dos casos notificados, 12 são portadores de HIV//Sida, assim como 22 casos de multidroga resistente, que estão a ser acompanhados, causando um óbito.
Pedro Puto explicou que no mesmo período, foram registadas duas crianças com tuberculose, que já receberam alta médica.
Quanto ao abandono do tratamento, o responsável apontou vários factores que concorrem para que os doentes deixem de fazer a medicação, desde a falta de condições sociais e negligência dos mesmos.
“Muitos pacientes alegam não terem condições financeiras para manter as refeições diárias, com vista a suportar a medicação que é considerada muito forte, assim como para se deslocar às unidades em busca do medicamento, uma vez que vivem a 70 quilómetros da cidade”, explicou.
Além disso, outros doentes após os 14 dias de tratamento, ao registarem melhorias no seu estado de saúde, deixam de tomar os medicamentos e ignoram as orientações das autoridades sanitárias, depois de algum tempo apanham recaída e chegam às unidades em estado grave e muitos acabam por morrer.
Por outro lado, Pedro Puto lamentou o facto de muitos doentes abandonarem o tratamento convencional em detrimento do tradicional, acabando na totalidade por falecerem.
Aconselhou os doentes no sentido de cumprirem com as orientações que as autoridades sanitárias passam nas consultas de modos que possam estar curados da doença.
Em 2022, o Programa de Luta Contra a Tuberculose registou mil e 596 doentes, sendo 851 casos foram curados, 88 abandonaram o tratamento e 60 resultaram em óbitos.
A tuberculose é causada por uma bactéria, a Mycobacterium tuberculosis (bacilo de Koch), que afecta geralmente os pulmões. Muitas pessoas podem servir como incubadoras do bacilo de Koch, ainda que não apresentem os sintomas causados pela tuberculose. MG/QB/VIC