Luanda - Mais de um milhão 540 mil crianças serão imunizadas contra à poliomielite, de 6 a 8 do corrente mês, na província de Luanda, anunciou hoje, terça-feira, a coordenadora do Programa Alargado de Vacinação (PAV), Felismina Neto.
Em declarações à ANGOP, a responsável revelou que a província vai realizar a terceira ronda de vacinação contra a poliomielite, com o envolvimento de mais de 12 mil brigadistas.
Avançou que estão disponíveis mais de um milhão 800 mil doses de vacina, uma quantidade acima do grupo alvo, para responder qualquer eventualidade durante a campanha.
A responsável explicou que dada a densidade populacional de Luanda, a estratégia de distribuição da logística partiu da direcção provincial e abrangeu até as coordenações dos bairros, para permitir a vacinação de maior número possível de crianças.
Informou que as bebés com quatro meses, que devem fazer as primeiras doses da pólio oral bivalente e injectável, podem também tomar a vacina nesta fase da campanha.
Por outro lado, lamentou o facto de alguns moradores de condomínios impedirem os brigadistas de vacinarem as crianças.
Assim, apelou a colaboração de todos os pais e encarregados, no sentido de passarem a informação e aderirem a campanha.
Em relação aos benefícios das campanhas de vacinação, a responsável salientou que, desde 2010, Luanda não regista casos de pólio vírus selvagem.
Acrescentou que se tem realizado campanhas para garantir a completa protecção dos menores de cinco anos, por causa da circulação de pessoas e bens provenientes de países endémicos, como a República Democrática do Congo.
Nas fases anteriores, sublinhou, o grupo alvo era de mais de um milhão 400 crianças, na primeira ronda, e mais de um milhão 502 mil na segunda, tendo sido ultrapassada as metas. CPM/OHA