Luanda – Uma ampla campanha de informação e sensibilização sobre HIV/Sida denominada “Stop Sida” realiza-se na segunda-feira nos distritos urbanos do Rangel e Estalagem, na província de Luanda, numa promoção da ANASO.
Uma nota de imprensa da ANASO(Rede Angolana das Organizações de Serviços de Sida, Tuberculose e Malária), chegada este domingo à Angop, indica que o evento, a decorrer das 9 as 15 horas, em alusão ao 1 de Dezembro, Dia Mundial do HIV/Sida, acontece no triângulo dos Congolenses (Rangel-município de Luanda) e na Estalagem, município de Viana.
Para essa campanha, aponta o documento, estão mobilizados mais de cem activistas que, através da comunicação inter pessoal, vão interagir com as pessoas, famílias e comunidades com o objectivo de melhor a informação e o conhecimento sobre as medidas de prevenção sobre o VIH/Sida na província de Luanda.
Durante o evento, serão distribuídos mais de 12 mil preservativos masculinos, cerca de 24 mil folhetos e cartazes sobre a doença, bem como disponibilizados 400 testes gratuitos de VIH, através de 2 clínicas móveis, para todos aqueles que pretendam conhecer o seu estado serológico com o fim de reduzir o risco de adquirir ou transmitir a doença.
A nota informa que as actividades em comemoração do Dia Mundial da Sida vão acontecer em todo o país, de 15 de Novembro a 15 de Dezembro, num contexto de aumento de novas infecções por VIH e de mortes relacionadas com a Sida, apesar dos esforços do Governo e da força da sociedade civil.
Sublinha-se no informe que se precisa resgatar o compromisso da luta contra a Sida em Angola, que continua adormecido, em parte, devido a entrada em cena da pandemia da Covid-19.
Angola tem, nesse momento, mais de 350 mil pessoas vivendo com VIH, das quais cerca de 40 por cento estão na província de Luanda.
A ANASO explica que as pessoas vivendo com o VIH estão a abandonar o tratamento por falta de alimentação, numa taxa superior a 50 por cento, ao que se acresce ao facto de se registar ainda o grande índice de estigma e discriminação associado à doença.
O Dia Mundial da Luta contra a Sida comemora-se a 1 de Dezembro, com o objectivo de sensibilizar, informar e prestar solidariedade às pessoas que vivem com VIH.
Fundado em 1988, o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA foi o primeiro dia internacional da saúde global. Todos os anos, agências das Nações Unidas, governos e sociedade civil unem-se para fazer campanha em torno de temas específicos relacionados ao VIH.
Em 2020 marcou-se 40 anos desde os primeiros casos de SIDA relatados nos Estados Unidos, uma pandemia que levou a quase 700.000 vidas perdidas e ainda sem cura, quatro décadas depois.