Lóvua - Um laboratório de análises clínicas foi instalado quarta-feira, no Centro de Saúde do bairro Lúmua, regedoria de Satambue, município do Lóvua, Lunda-Norte, para evitar que a população se desloque à cidade do Dundo, num percurso de 75 quilómetros, em busca deste serviço.
Trata-se do primeiro laboratório de análises clínicas instalado no município do Lóvua, desde a sua elevação à esta categoria, em 2016.
Em declarações à imprensa, o administrador municipal do Lóvua, António Mussumari, fez saber que o laboratório totalmente equipado, custo cerca de 33 milhões de Kwanzas, recursos do Programa de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza.
Fez saber que o laboratório composto por microscópio, aparelho de hemograma completo, bioquímica, agitador , placa para exames de Vidal, estufa para esterilização, urinário para exames de urina, entre outros, será assegurado por três técnicos.
Reiterou que a administração vai continuar a apostar na melhoria da assistência médica e medicamentosa da população, através da expansão dos serviços e construção de unidades sanitárias.
Disse que a administração está focada na conclusão das obras do futuro Hospital Municipal, inserida na carteira de projectos do Plano Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM), teve início em Março de 2023, está orçada em 622 milhões, 898 mil e 911 kwanzas.
A infraestrutura, que terá capacidade para internar 100 pacientes, está a ser implementado numa área de 5 mil metros quadrados e contará com um bloco operatório, laboratório para análises clínicas, serviços de ortopedia, pediatria, maternidade, cirurgia, traumatologia e Raio X.
Actualmente o município conta com um centros de saúde e igual número de posto médico.HD