Luanda - Uma campanha massiva denominada “Facilita a minha vida“, será realizada pela área de maxilo-facial 24 de Junho a 26 de Julho no hospital Josina Machel, em Luanda.
A campanha tem como finalidade levar o atendimento de forma mais célere e próxima aos cidadãos em todas as patologias do fórum facial, nomeadamente as lesões na face e pescoço.
Com realização desta actividade, a direcção do hospital pretende ainda ter uma panorâmica das patologias mais frequentes da área de maxilo-facial e que precisam de um atenção mais clínica e imediata.
Segundo o chefe da área de maxilo-facial do hospital Josina Machel, Agnelo Lucamba, o número de traumatismo facial por acidente de viação fruto da falta de capacete tem aumentado, daí a pretensão de dinamizar o atendimento devido os recorrentes casos.
De acordo com o médico, muitos pacientes afirmam que há imensas dificuldades no acesso as consultas, condicionando-os a um atendimento e consequente tratamento imediato e adequado.
Durante a campanha, os pacientes que apresentarem critérios cirúrgicos mais complexos serão encaminhados para as áreas especializadas, para um melhor acompanhamento e cadastramento.
Para os casos de pequenas cirurgias será criada uma área para atendimento imediato.
Acrescentou que o atendimento será efectuado em todas as idades sem limitações. “Neste período se tivermos que atender mais de três ou quatro mil, assim o faremos porque temos como finalidade responder o pedido de socorro dos nossos cidadãos.
Futuramente pretendem trabalhar nos bancos de urgências de outras unidades sanitárias da cidade de Luanda para reduzir a pressão desses casos de lesões e traumatismos faciais.
A ideia passa também pela extensão, nos próximos tempos, para as demais províncias. EVC/PA