Talatona - Pelo menos duas mil bolsas de sangue foram doadas, esta quarta-feira, em vinte unidades hospitalares de Luanda, no âmbito das jornadas da 18ª edição do CANFEU.
Para acção humanitária, que vai na sua sexta fase, foram mobilizados mais de três mil jovens estudantes e militantes da JMPLA que foram distribuídos a nível dos municípios de Luanda.
O secretário de Estado para Área hospitalar, Leonardo Inocêncio, que falava na abertura da campanha, realizada no hospital materno Infantil, Dr Manuel Pedro Azancot de Menezes, informou que mais de três mil bolsas de sangue doadas aos centros de hemoterapia, na altura em que a COVID-19 se encontrava na fase mais acentuada, foram cedidas pela JMPLA.
Em declarações à imprensa o secretário para as actividades e Projectos Multidisciplinares do Comité da JMPLA, João Rosa Guilhermina, que fazia avaliação da actividade, disse que o acto decorreu a nível de todos os distritos e municípios de Luanda e demonstra solidariedade e responsabilidade da JMPLA com a população a nível do país.
A directora Geral do hospital, Manuela Mendes, aconselhou os jovens a estudar com afinco e se tornarem competentes para que no futuro o hospital possa contar com os seus préstimos.
" Vocês os jovens são a forca motriz do país e devem estudar com responsabilidade, adquirindo princípios éticos de humanismos para que se possa fazer com essas infra-estruturas perdurem", disse.
Além do Hospital materno Infantil, foram igualmente beneficiados o hospital municipal do Kapalanca, o de Catete, entre outros.
O CANFEU é um evento de âmbito nacional, organizado pela JMPLA, cujo escopo de intervenção forja-se em acções de voluntariado e solidariedade, de promoção da educação para a cidadania, bem como a exaltação cultural e patriótica.