Lubango – Centro e cinquenta pacientes com lábio leporino e fenda palatina vão beneficiar da cirurgia de correcção, numa campanha gratuita que acontece de 12 a 19 de Novembro, a caro da organização internacional “Smile Train” e que tem até agora na fila 80 candidatos.
Trata-se da segunda campanha, no ano em curso, a primeira decorreu em Maio e conta com parcerias do Governo da Huíla, Hospital Central do Lubango, as organizações “Bela Risu (queniana)” e as locais, Criança Feliz, bem como a Bolsa Solidária da Huíla.
Em declarações à ANGOP, o porta-voz da organização Smile Train, João Miranda, referiu que são pacientes das províncias de Luanda, Huíla e Namibe, dos quatros meses aos 45 anos de idade, com maior predominância de crianças.
A fonte afirmou que apesar de a campanha ser anual, no ano em curso houve a necessidade de uma segunda etapa, em função da procura, que deixou muitos necessitados de fora na fase anterior.
Para a campanha, segundo João Miranda, com o local por definir, contam com três cirurgiões de maxilo-facial, dois anestesistas, uma instrumentista, todos quenianos e bem como alguns profissionais locais.
“Estamos preparados para a campanha. As inscrições ainda decorrem mediante ligações, onde os pacientes mandam a fotografia e seus dados. Posteriormente fazem uma consulta para avaliarem o caso e daí é decidido se vai já para a cirurgia ou não. Temos uma previsão de operar na campanha 130 a 150 pacientes”, explicou.
A nível da campanha já foram operadas mais de 500 pessoas desde 2019 e recebem pessoas de todo o país, principalmente de Luanda, pois é a província que mais nos oferece pacientes, depois temos a Huíla e o Namibe, que são as províncias com maior incidência de casos com esses problemas.
Manifestou que todas as operações realizadas foram um sucesso, pois a preocupação é que o número de crianças com os referidos problemas reduza, pese embora a desinformação e o tabu que reina sobre a questão ainda seja visível nas famílias.
A par das famílias que ainda escondem as crianças com o problema, referiu que têm trabalhado no sentido de sensibilizar as pessoas a optarem pela resolução do problema que passa pela intervenção cirúrgica, o que posteriormente garante melhor qualidade de vida aos pacientes.
O lábio leporino (ou fissura labial) e palato fendido (fenda palatina), são más formações congénitas que ocorrem durante o desenvolvimento do embrião e possuem diversos graus de intensidade, estão ligadas a factores genéticos e infecções durante a gravidez.
Em ambos os casos, podem afectar a fala, alimentação e dentição da criança, além de acarretar distúrbios respiratórios.
Segundo especialistas, a mulher grávida pode minimizar risco de ter um bebé com lábio leporino ou fenda palatina, evitando o tabaco, álcool e fármacos potencialmente nocivos e fazendo um correcto acompanhamento da sua gravidez.
A Smile Train é uma instituição sem fins lucrativos criada em 1999, com sede principal em Nova York, presente em mais de 87 países, com o propósito de formar profissionais locais, bem como operar pessoas que nasceram com lábio leporino ou fenda palatina.
Na Huíla, Angola, a organização opera desde 2019. EM/MS