Luena – Um plano de contingência, virado ao asseguramento do atendimento médico com celeridade, durante a quadra festiva, foi criado pelo Instituto Nacional de Emergências Médicas de Angola (INEMA), na província do Moxico, soube, esta quarta-feira, a ANGOP.
O referido plano contempla a criação de dois postos de pronto-socorro na cidade do Luena, para acudir eventuais situações de emergência durante este período de festividades e intensidades, informou o chefe de departamento deste órgão, Estes Hachi Inácio.
O plano de contingência poderá ser assegurado por 25 efectivos entre médicos, enfermeiros e motoristas, que terão a disposição de cinco viaturas, das quais duas ambulâncias, com suporte avançado parqueados na avenida 1º de Maio, defronte a Estação do CFB, e na sede do INEMA no bairro Santa Rosa, periferia do Luena.
Além dos postos fixos, a equipa de emergências médicas realizará patrulhamentos, de forma regular, nos bairros periféricos do Luena, e na comuna do Lucusse, a 133 quilómetros a sul do Luena.
O responsável apelou à moderação no consumo de bebidas alcoólicas e produtos alimentares, para se evitar casos de acidentes e intoxicação alimentar, ocorrências que têm se registado nesta fase do ano.
Para acudir os referidos casos, o INEMA no Moxico dispõe dos seguintes terminais telefónicos: 923622513/923622560. LTY/TC/YD