Luanda – O Instituto Nacional de Emergências Médicas de Angola (INEMA) tem em prontidão setecentos e 66 profissionais de diferentes especialideses para acudir eventuais sinistros entre 24 deste mês e 1 de Janeiro de 2025.
Deste contingente profissional, que vai assegurar toda a quadra festiva (natal e passagem de ano), contam 17 médicos, 590 enfermeiros e 159 motoristas, informou, hoje, em Luanda, o director-geral da referida instituição sanitária, José Azevedo Ekumba.
Em declarações à ANGOP, na sequência da apresentação da Estratégia do Plano para o Asseguramento da Quadra Festiva, o responsável acrescentou estarem preparadas 126 ambulâncias, das quais 34 viaturas de suporte básico de vida e 77 de suporte avançado e 15 de apoio.
Segundo o director-geral do Instituto Nacional de Emergências Médicas de Angola, foram igualmente disponibilizados, nas plataformas digitais e redes sociais da instituição, contactos telefónicos, para as pessoas ligarem se houver necessidade.
Para a eficiência dos trabalhos e operações, continuou, serão criados Pontos de Socorros, centralizados no Camama, bairro Popular, Zango Oito Mil, Ponte do 25, Cacuaco, Ilha de Luanda, Ramiros e um destacamento no Icolo e Bengo.
"Para além de Luanda, teremos igualmente os Pontos de Socorro na cidade de Benguela, no Aeroporto Internacional da Catumbela Paulo Teixeira Jorge, no Lobito, Catengo, no município do Bocoio, e na Canjala", especificou José Azevedo Ekumba.
Apelou à população a evitar o excesso na ingestão de alimentos e bebidas alcoólicas, esclarecendo que o excesso de alimentação pode levar à intoxicação alimentar.SL/MDS