Luanda – A Igreja Evangélica Baptista de Angola reconheceu, recentemente, o empenho do Ministério da Saúde durante a luta contra a pandemia da Covid-19.
O facto aconteceu durante o culto alusivo aos 145 anos de existência da IEBA, no qual a igreja procedeu a entrega de um quadro à Ministra da Saúde, Silvia Lutucuta.
Na ocasião, a ministra disse ser com humildade que recebe a homenagem, reafirmando que o combate à pandemia foi um sucesso pelo empenho do Presidente da República, João Lourenço, e todos os profissionais da saúde, do sector público e privado.
Agradeceu também a contribuição da igreja, entre as quais a IEBA, para que a Covid-19 não ceifasse muitas vidas em Angola.
Na ocasião, o secretário-geral IEBA, Leio Sungo, afirmou que a sua denominação religiosa é uma parceira social do governo, sobretudo nos domínios da Educação e da Saúde.
Nesta perspectiva, o responsável religioso disse que a organização possui escolas em nove das 18 províncias do país e cinco postos médicos.
Para continuar a beneficiar as comunidades, informou que a IEBA tem em carteira a construção de um Instituto Politécnico Superior e um hospital, em Luanda, para além de projectar a construção de uma nova sede.
Por seu turno, a secretária-geral da OMA, Joana Tomás, afirmou que a igreja é parceira do Estado na moralização da população, sendo chamada também a mobilizar as comunidades para luta contra os cancros da mama, do útero e da próstata.
Para a responsável da OMA, a luta contra o analfabetismo e a violência doméstica é outro desafio que requer a intervenção da igreja.
A IEBA completou a 24 de Outubro o 145º aniversário de evangelização desde a chegada dos primeiros missionários e 46 anos de expansão em Angola. ART