Lubango – As autoridades sanitárias da província da Huíla registaram, no Lubango, os dois primeiros casos de conjuntivite hemorrágica que já afectava algumas províncias do país, cujos pacientes sob controlo das autoridades sanitárias.
A conjuntivite hemorrágica, geralmente é causada por um vírus, é uma doença caracterizada por inchaço repentino das pálpebras, congestão, vermelhidão e dor nos olhos, podendo ser transmitida através do contacto com objectos e pessoas infectadas.
O primeiro caso, segundo o director do gabinete provincial da saúde, na Huíla, Paulo Luvangamo, teve origem num cidadão que vive no Lubango e que deslocou-se a Benguela, para uma a actividade religiosa.
Já o segundo, foi detectado no Lubango pelo centro de saúde da Machiqueira, arredores desta urbe, a um jovem que teve contacto com a sua mãe proveniente de Luanda.
Afirmou que o sector que dirige, na Huíla, prossegue com a realização de campanhas de sensibilização nas comunidades, para que tomem medidas preventivas.
Em 2021, registaram-se os primeiros casos suspeitos da doença, na Huíla, isto no município do Cuvango, a 356 quilómetros a Leste do Lubango. JT/MS