Lubango – Vinte e cinco dos 31 projectos do sector da saúde inseridos no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), na província da Huíla, foram concluídos, representando 85,60 por cento de execução, anunciou fonte do governo provincial.
Os projectos incluem também três aquisições de equipamentos hospitalares, disse, em entrevista à ANGOP, esta terça~feira, a directora do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística (GEPE) do Governo da Huíla, Rosa Luanda.
Trata-se de cinco hospitais nos municípios de Chipindo, Jamba, Cacula, Humpata e Chicomba, 10 centros de saúde no Quipungo, Humpata, Chibia, Matala e Jamba, bem como quatro no Lubango, cujas empreitadas compreendem o período 2020-2024.
Rosa Luanda assinalou ainda a entrega de sete postos de saúde no Cuvango, Matala e Jamba, assim como dois em Caconda.Afirmou que a província tem 226 projectos inscritos no PIIM, dos quais quatro de âmbito central e 222 local, e registou um aumento na carteira de projectos no quadro do remanejamento.
“A carteira de projectos vai alterando em função da transferência de empreitadas de âmbito central para o local. Foram remetidos à Direcção Nacional de Investimentos Públicos 223 projectos, dos quais 180 concluídos, 43 em execução e três em tramitação, o que representa 98% da carteira da província”, disse.
A directora considerou a subida generalizada dos preços dos produtos como estando na base do atraso na atribuição de quota orçamentais na efectivação dos pagamentos.
A província da Huíla tem uma execução financeira de 50 mil milhões, 784 milhões, 610 mil, 792,13 kwanzas, estando cumpridos 98 por cento da carteira de projectos. MS