Lubango - As autoridades sanitárias da Huíla reforçaram, esta semana, as acções de sensibilização para a prevenção da cólera, com visitas aos bairros periféricos e mensagens nas igrejas, em função dos casos registados em Luanda.
A informação foi avançada hoje, segunda-feira, à imprensa, pelo porta-voz do gabinete provincial de Saúde da Huíla, Júlio Madaleno, realçando que “a província está em prontidão”, apesar de aind não ter o registo de casos, mas trabalha na divulgação de medidas de prevenção.
Segundo o responsável, a população é orientada a adoptar medidas de higiene, tratamento da água, da fruta, de verduras e lavar a louça com detergentes.
Alertou a população que caso estejam perante um doente com diarreia e vómito, não deve ficar em casa, para evitar a morte por desidratação.
Destacou que todos os municípios estão em prontidão e preparados em termos de insumos, centros de tratamento da cólera, para qualquer eventualidade.
A última vez que a província da Huíla registou o surto de cólera foi em 2013, onde tiveram mais de dois mil casos, com maior realce nos municípios do Lubango, Quilengues, Caluquembe, Gambos e Matala. BP/MS