Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Huambo regista 180 casos de lepra

     Saúde              
  • Huambo • Terça, 28 Janeiro de 2025 | 09h57
Casos de lepra (Ilustração)
Casos de lepra (Ilustração)
José Cachiva

Huambo - Cento e oitenta casos de lepra foram registados, em 2024 na província do Huambo, contra 163 diagnosticados em 2023, soube a ANGOP.

Os doentes residem nos municípios do Bailundo, Caála, Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Ecunha, Huambo, Londuimbali, Mungo e Ucuma.

Os dados foram divulgados, segunda-feira, pelo supervisor das doenças tropicais negligenciadas na província do Huambo, Almiro Cassinda Capamba, no final da campanha de sensibilização sobre o tratamento da lepra e o combate à discriminação social, decorrida na vila municipal do Mungo, nos corredores Norte da província do Huambo.

O responsável informou que dos 180 casos registados, 117 tiveram cura (contra 61 do igual período), sendo os municípios do Cachiungo e Mungo os mais preocupantes, com um registo de 2.3 por cento em cada mil habitantes.

Realçou que a taxa de abandono do tratamento reduziu, significativamente, em 2024, com apenas um caso, contra 13 registadas em 2023.

Almiro Capamba alertou para a necessidade de todas as forças vivas da sociedade estarem envolvidas na prevenção da lepra e, consequentemente, participarem no combate à discriminação social, para o tratamento eficiente.

Prometeu maior desempenho das autoridades sanitárias no tratamento da doença e a distribuição periódica de medicamentos.

Por sua parte, a administradora adjunta para área Política, Social e das Comunidades do município do Mungo, Elizabeth Napassa Cinco Reis Canfundala , solicitou a participação das famílias na prevenção da lepra, na perspectiva de se evitar a proliferação na municipalidade.

Disse ser fundamental juntar as igrejas, os sobas e os partidos políticos com assento no Parlamento nas acções de sensibilização e prevenção, para além do reforço da fiscalização sanitária.

Recomendou trabalhos conjuntos de identificação da doença nas comunidades, para o tratamento precoce dentro das orientações médicas e desaconselhou auto-medicação.

A lepra é uma doença infecciosa causada pela bactéria “Mycobacterium Leprae" ou bacilo de Hansen que causa lesões de pele e danos aos nervos.

Os sintomas desta doença se manifestam com o surgimento de manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas na pele, com maior visibilidade nas mãos, pés, pernas, nádegas, costas e face que, normalmente, provoca alterações da sensibilidade térmica no local das manchas. LT/ALH





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Lóvua produz mais de 700 toneladas de soja

 Terça, 18 Fevereiro de 2025 | 16h55

Artistas da Huíla formados para empreendedorismo cultural

 Terça, 18 Fevereiro de 2025 | 16h23

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+