Huambo – Pelo menos 560 mil 452 menores de cinco anos poderão ser vacinados contra a poliomielite, na província do Huambo, durante a segunda fase da campanha de vacinação, a decorrer de 28 a 30 do corrente mês.
Os dados foram prestados, esta terça-feira, pela supervisora provincial da promoção de Saúde, Marcelina Sónia José, durante o café de ideia com os jornalistas de órgãos públicos e privados de Comunicação Social.
Disse que a campanha de vacinação contra a poliomielite do tipo n-VP02, com asseguramento do Ministério da Saúde, OMS e o Banco Mundial, vai abranger 88 municípios de 11 províncias, das 18 que compõem país.
Referiu que a mesmo visa interromper a circulação da pólio vírus do tipo “2” detectado nas provinciais do Huambo, Luanda e Lunda-Norte.
A responsável disse que a campanha de vacinação pretende contar com uma intervenção de mil 113 equipas, incluído de parceiros sociais, como as Forças Armadas Angolanas, entre vacinadores, registadores e mobilizadores.
Marcelina Sónia José, que aconselhou os pais e encarregados de educação a colocarem os filhos à disposição dos vacinadores, disse estarem disponíveis mais de 626 doses de vacinas.
Lembrou que em resposta à recolha das amostras ambientais, que detectou a circulação do poliovírus do tipo 2 no Huambo, que tem relações genéticas com o pólio vírus a circular na República Democrática do Congo e na Nigéria.
Deste modo, pediu maior colaboração dos órgãos de Comunicação Social na divulgação desse processo, bem como maior responsabilidade dos envolvidos na campanha de vacinação, para o sucesso da campanha.
Na primeira fase foram vacinados 547 mil 810 crianças menores de cinco anos de idade, das 497 mil 209 previstas, durante a campanha decorrida de 17 a 19 de Maio último.
Segundo as previsões do Instituto Nacional de Estatística (INE) a província do Huambo possui dois milhões, 830 mil 415 habitantes, distribuídos pelos municípios do Bailundo, Caála, Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Chinjenje, Ecunha, Huambo, Londuimbali, Longonjo, Mungo e Ucuma. JSV/ALH