Ondjiva – Sessenta e duas bolsas de sangue foram doadas, nesta quinta-feira, ao Hospital Geral do Cunene “General Simione Mucune”, para colmatar a necessidade deste líquido nas transfusões de sangue aos pacientes.
A campanha de doação, que envolveu 106 doadores, é uma iniciativa das igrejas do Sétimo Dia e do Conselho de Reavivamento Espiritual de Angola, sediadas na cidade Ondjiva.
A informação foi prestada à ANGOP, pela chefe do Banco de Sangue da referida unidade sanitária, Emília Vasconcelos, realçando que o sangue doado dará respostas às solicitações de transfusão dos doentes.
Fez saber que a média diária é de três transfusões de sangue, sobretudo para atender doentes das áreas da maternidade por hemorragia pós-parto, acidentes de viação e da hemodiálise.
Emília Vasconcelos explicou que o grupo sanguíneo mais difícil de encontrar nos doadores é o RH-, porque os outros, como o grupo A, O e B, aparecem com frequência.
O Banco de Sangue do Hospital Simione possui uma capacidade de 200 unidades, para atender qualquer emergência de transfusão que surgir.
A maior unidade sanitária da província conta com 220 camas e serviços de hemodiálises, raio X, TAC e psiquiatria, obstetrícia, endoscopia, pequenas cirurgias, entre outras.
O Cunene conta com três hemoterapias, sendo duas em Ondjiva e uma no Hospital do Chiulo, para atender 162 unidades sanitárias, entre os quais seis hospitais municipais, um missionário, 44 centros e 109 postos de saúde. PEM/LHE/OHA