Ondjiva – Cento e cinco médicos de diferentes especialidades, 500 enfermeiros e 350 técnicos de diagnósticos terapêuticos estão em prontidão para atender pacientes que, eventualmente, possam recorrer no Hospital Geral do Cunene, Simione Mucune, para serem assistidos.
Segundo o director clínico dessa unidade hospitalar, Felisberto Lucala, com a disponibilidade da presente equipa médica, o hospital tem as condições criadas para um atendimento adequado dos casos de especialização que possam surgir durante a época de natal e da passagem de ano.
Em declaração à ANGOP, terça-feira (24), o responsável avançou que o hospital montou uma escala diária de 15 médicos e 263 enfermeiros, bem como outros técnicos para darem resposta às situações de emergências que possam ocorrer durante a quadra festiva.
Assegurou que, em termos de fármacos, a unidade sanitária tem o suficiente, tendo em conta o reforço de medicamentos e materiais gastáveis que o Ministério da Saúde fez, este mês.
Felisberto Lucala adiantou também que estão disponíveis três ambulâncias, devidamente equipadas, para permitir que os pacientes sejam atendidos em tempo oportuno.
O também médico aconselhou a população a pautar pela moderação nos festejos e a conviver num ambiente saudável em família, evitando os excessos.
Com 220 camas e serviços de hemodiálises, Raio X, TAC e psiquiatria, bem como obstetrícia, endoscopia, pequenas cirurgias, entre outras, o Hospital Geral do Cunene, Simione Mucune, foi inaugurada a 2 de Agosto deste ano pelo Presidente da República, João Lourenço. PEM/LHE/QCB