Sumbe - Vinte e quatro cirurgias diversas foram realizadas pela equipa médica do Hospital Geral do Cuanza-Sul “Comandante Raúl Diaz Arguelles” em apenas um mês desde que foi inaugurado pelo Presidente da República, João Lourenço.
A informação foi prestada hoje à imprensa, pelo director-geral da instituição sanitária, em funcionamento desde 21 de Outubro último, Agostinho Matamba, que disse se tratar de 15 cirurgias gerais, quatro ortopédicas, igual número de ginecologia e obstetrícia e uma de angiologia.
Ao longo deste período, disse, foram assistidos 200 doentes com patologias diversas, com o registo de 10 mortes, nove dos quais chegaram ao hospital em estado crítico e com menos de 24 horas de internamentos.
Disse que a unidade conta com mil profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapéutico, pessoal de apoio hospitalar e administrativos.
Por sua vez, a vice-governadora para o sector Político, Social e Económico do Cuanza-Sul, Emilia Tcchinawalile, mostrou-se satisfeita com o atendimento condigno e humanizado que a unidade sanitária está a prestar à população.
Reiterou o apelou para a necessidade os serviços de saúde continuarem oferecer um atendimento de qualidade e humanizado.
Hospital Geral do Cuanza-Sul "Raúl Diaz Arguelles", uma unidade sanitária de nível III, conta com 200 camas e equipamentos com tecnologia de última geração.SN/LC/ALH