Luena – O Hospital Geral do Moxico realiza, no início de Dezembro, uma campanha de cirurgia massiva de maxilo-facial, beneficiando crianças da Região Leste do País (Moxico, Lunda – Sul e Lunda – Norte), com deficiência lábio leporino, soube esta terça-feira a ANGOP.
Trata-se da terceira fase desta campanha gratuita que aquela unidade sanitária realiza nos últimos três anos, abrangendo crianças com deformidades do lábio e fenda palatina, no quadro do natal solidária que o maior Hospital da província realiza.
De acordo com o director do Gabinete Provincial da Saúde do Moxico, Tiago Mário, diferente das edições anteriores, a campanha vai juntar profissionais do ministério de tutela e das três províncias do Leste, com vista ao tratamento de pacientes da região com esta deformidade.
Segundo o responsável, apesar das duas sessões anteriores em que foram operadas cerca de 60 pessoas, muitos pacientes ainda convivem com este problema de saúde.
Disse que a campanha continuará a decorrer sob o lema "solidarizar-se com as pessoas portadoras dessas condições e devolver-lhes o sorriso saudável”.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de dois mil 300 pacientes com malformação congénita (lábio e fenda do palato) já foram operados durante o corrente ano. TC/YD