Luena - A II edição da campanha de cirurgia maxilo-facial decorrida no Hospital Geral do Moxico ultrapassou as metas previstas, com a operação de 106 pacientes com deformidade labial, soube, esta segunda-feira, a ANGOP.
Com duração de sete dias, a referida campanha massiva abrangeu pacientes com idades entre seis meses e 45 anos, havendo um aumento de 69 doentes, em relação a primeira edição.
Esse pacientes são das províncias do Moxico, Lunda-Sul e Lunda - Norte, com deformidades do lábio e fenda palatina, numa iniciativa dos governos destas regiões, decorrendo sob-lema “Natal solidário”.
De acordo com o coordenador da campanha, o médico cirurgião Vitorino Jamba, as cirurgias decorreram com sucesso, após o cumprimento das metas e objectivos.
"Todos tiveram uma evolução satisfatória e receberam alta hospitalar", disse.
Acrescentou que a campanha envolveu cinco médicos maxilo-faciais, um médico e dois técnicos de anestesia, bem como outros técnicos de saúde.
De acordo com dados do Ministério da Saúde (MINSA), cerca de dois mil 300 pacientes com malformação congénita (lábio e fenda do palato) já foram operados durante o corrente ano. TC/YD