Huambo – O Hospital Geral do Huambo debate-se, nos últimos dias, com a falta de sangue, para assegurar a passagem de Ano, período em que, habitualmente, se regista o aumento de doentes com necessidades de transfusão, soube a ANGOP.
A preocupação foi manifestada, este domingo, pelo chefe da hemoterapia da maior unidade sanitária da província, Félix Likissi, que apelou às organizações da sociedade civil e pessoas singulares para realizarem campanhas de doação, de modo a suprir e carência.
Disse ser nesta fase do ano em se regista o aumento de ocorrências nos serviços de saúde, incluindo de pessoas com necessidades de transfusão, daí a razão de a sociedade civil, os partidos políticos e as igrejas mobilizarem-se para reforçar o stock do Hospital Geral.
“É sempre importante que o sangue aguarde pelo doente e não o contrário, como tem acontecido, pois o hospital tem sempre recorrido a doadores familiares, uma situação que põe em causa à vida dos doentes”, enfatizou.
Félix Likissi informou a unidade sanitária depõe apenas 50 doadores voluntários permanentes, uma cifra muito aquém das necessidades, visto que o hospital atende doentes de todos os municípios da província e de outras localidades circunvizinhas desta região do Planalto Central.
Disse que os serviços de banco de urgência, pediatria, maternidade, medicina, neonatalogia, oncologia, cirurgia, hemodiálise e ortopedia são as que mais solicitam sangue, pelo número de ocorrências diárias.
Os serviços de hemoterapia do Hospital Geral do Huambo contam com 47 técnicos.
A maior unidade sanitária da província, tida como hospital/escola, tem a capacidade para internar 800 doentes e presta serviço nas especialidades de Medicina Geral, Cirurgia Geral, Ortopedia, Pediatria, Endoscopia, Oncologia, Ginecologia, Obstetrícia, Dermatologia e Hemodiálise.
Atende, igualmente, nas especialidades Psiquiatria, Citologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Estomatologia, Imagiologia (Raio X, Ecografia, TAC e Ressonância Magnética), Mamografia, Esterilização, Neurologia, Cardiologia, Hemoterapia, Laboratório de Análises Clínicas e Cuidados Intensivos. MLV/ALH