Menongue – Pelo menos 17 novos médicos especializados em Cardiologia, Anestesia, Medicina Interna, Pediatria, Imagiologia, Ortopedia, Medicina Intensiva são necessários para o reforço no Hospital-Geral do Cuando Cubango (HGCC), de modo a melhorar a qualidade no atendimento aos pacientes.
Trata-se, concretamente, de um médico especializado em cardiologia, igual número para medicina interna e intensiva, dois em pediatria, três em anestesia e mesmo número de imagiologia e seis em ortopedia, necessidade que se arrasta há mais de seis anos.
Falando segunda-feira, à ANGOP, no âmbito da celebração dos seis anos de existência desta unidade hospitalar, assinalado no dia 19 do mês em curso, o director desta unidade hospitalar, Fernando Cassanga, lembrou que nesta altura está em curso a formação de um médico cardiologista e um pediatra em Luanda, bem como um ortopedista e igual número de cirurgião geral na província de Benguela.
Já internamente estão em formação seis cirurgiãs, seis ginecologistas e obstetras, doze médicos familiares e dois médicos internos.
O director do Hospital Geral do Cuando Cubango mostrou-se ainda preocupado com os pacientes que ocorrem, com frequência, à unidade hospitalar em estado avançado com a doença, facto que tem causado várias mortes negligenciadas, sobretudo com complicações de AVC.
Por esta realidade, avançou a criação de uma comissão técnica para elaboração de uma cartilha com palavras-chaves, curtas e simples, para, através de empoderamento, despertar atenção aos utentes que procuram os serviços do Hospital-Geral do Cuando Cubango, para a mudança de comportamento com relação à hipertensão arterial.
Inaugurado a 19 de Agosto de 2017, o Hospital-Geral do Cuando Cubango conta actualmente com 144 médicos, 629 enfermeiros diversos, entre outros técnicos.ALK/JSV