Zango - O Hospital Geral de Viana, província de Luanda, será inaugurado em Dezembro deste ano, informou , este sábado, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.
Em declarações à imprensa no final de uma jornada de campo, a ministra disse que o ritmo acelerado das obras, iniciadas em 2021, dão garantias que elas terminam em Novembro.
A ministra considera o momento “crucial”, numa altura em que a execução física já ronda os 70 % e a financeira a 67 %.
Disse ter recebido garantias do empreteiro do cumprimento rigoroso dos prazos estabelecidos, para que nada possa falhar, dentro dos compromissos assumidos.
O Hospital Geral de Viana, localizado no Distrito Urbano do Zango 4, está a ser construído numa área de 25 mil metros quadrados.
Sílvia Lutucuta explicou que o mesmo terá a capacidade de mais de 300 camas, 150 das quais para pediatria, cujos serviços serão garantidos por mil e 300 profissionais.
A ministra apontou que a unidade sanitária terá todos os serviços médico/cirúrgicos, com realce para os de Hemodiálise, ortopedia, cirurgia, orto traumatologia, ginecologia e obstetrícia, pediatriae cuidados intensivos.
Enumerou ainda as especialidades médicas que prestar como a gastroenterologia,Dermatologia, oftalmologia, maxilofacial, entre outros.
Relativamente aos quadros, a titular da pasta da saúde adiantou que mais especialistas de saúde estão a terminar as formações e o ministério possui já médicos com vasta experiência que irão assegurar o funcionamento da unidade sanitária, cuja actuação não será apenas na vertente assistência, mas também nas componentes da formação e investigação científica. SM/DP/ART