Malanje - O Hospital Geral de Malanje necessita de mil e 55 técnicos de saúde, entre médicos, enfermeiros e pessoal de apoio, para atender a demanda diária, informou hoje, terça-feira, a directora desta unidade hospitalar, Elsa Fortes.
De acordo com a responsável, que falava durante uma visita dos deputados do Círculo Eleitoral de Malanje ao Hospital, o maior da província, apenas 566 funcionários estão afectos ao mesmo, número que considerou insuficiente para proporcionar assistência médica e medicamentosa aos pacientes.
Afirmou que diariamente são atendidos mais de 300 pacientes com diversas patologias e apontou a Anatomia Patológica como sendo a área mais carente em termos de técnicos.
Diante dessa situação, a directora solicitou advocacia dos deputados junto dos órgãos afins, para a admissão de funcionários para o preenchimento do quadro orgânico e a resolução de outros problemas.
A coordenadora do grupo de deputados de Malanje, Ana da Purificação, garantiu que vai levar as preocupações aos governos local e central, para que se reforce o número de técnicos e, consequentemente, se aumente a cobertura médica.
Para além do Hospital Geral de Malanje, os parlamentares inteiraram-se do funcionamento dos hospitais provinciais Materno-infantil e Sanatório. RM/ACC/NC