Cacuaco – As obras do Hospital Geral de Cacuaco, província de Luanda, iniciadas em 2021, encontram-se num nível de execução física e financeira de 83.1 por cento e mantém-se a previsão da inauguração do empreendimento para o primeiro trimestre de 2024.
A garantia foi dada pelo coordenador de fiscalização dos trabalhos, Fernando Gomes, em declarações à ANGOP, após uma visita de inspecção às obras, efectuada, esta quarta-feira, pela ministra da Saúde, Silvia Lutucuta.
O responsável disse que apesar das chuvas, que têm dificultado o andamento dos trabalhos no lado exterior, os mesmos encontram-se num nível de execução física considerável.
O hospital conta com um edifício principal, composto pelos blocos que corresponde às áreas emergências, logística e laboratório, assim como o bloco B de dois pisos, para consultas externas, os blocos C, de dois pisos para hemodiálise e reabilitação, D, que vai albergar o laboratório de Hematologia, e cinco edifícios periféricos de Oncologia, refeitório, apoio à área técnica, morge e lavandaria.
Durante a visita, a ministra Silvia Lutucuta confirmou o avanço das obras e afirmou estarem a “ritmo acelerado”, visto que se mantém a previsão da inauguração no final do primeiro trimestre de 2024.
Iniciadas em Novembro de 2021 e com um prazo inicial de execução de 36 meses, o HGC vai custar ao Estado angolano 139 milhões e 216 mil euros.
Com essa infra-estrutura, localizada no Distrito Urbano do Sequele, elevar-se-á para 21 o número de unidades sanitárias na circunscrição, das quais seis centros médicos, 13 postos de saúde e um hospital municipal .
o município é composto pelos Distritos Urbanos de Cacuaco, Kicolo, Mulenvos de Baixo e Sequele, assim como a Comuna da Funda. COF/SEC/ART