Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Hospital do Zaire funciona apenas com 341 técnicos dos 900 previstos

     Saúde              
  • Zaire • Sábado, 21 Dezembro de 2024 | 13h57
Vista frontal do Hospital Provincial do Zaire.
Vista frontal do Hospital Provincial do Zaire.
Dulce Nicolau -ANGOP

Mbanza Kongo – Trezentos e 41 profissionais de saúde dos 900 previstos asseguram o funcionamento do Hospital Provincial do Zaire revelou, sexta-feira, em Mbanza Kongo, o director-geral desta maior unidade sanitária da região, João Bamba.

Em declarações à imprensa, à margem do acto de encerramento do ano 2024 naquele centro hospitalar, o responsável acrescentou que esta cifra, estimada em 38 por cento da sua capacidade instalada, está longe de satisfazer a demanda de pacientes que todos os dias procuram os serviços médicos no aludido hospital.

Explicou que, actualmente, o Hospital Provincial do Zaire dispõe apenas de 43 médicos, dos quais 12 especialistas e 31 médicos internos, entre nacionais e expatriados, para quem para garantir o normal funcionamento desta maior unidade sanitária da região são necessários mais de 100 médicos.

Em relação ao número de enfermeiros, João Bamba revelou que o hospital conta com 150 profissionais, frisando que para atender a demanda precisa-se o dobro deste número.

Disse esperar que nos próximos concursos públicos no sector da saúde, a província do Zaire seja contemplada com uma quota significativa para o preenchimento das vagas disponíveis, para garantir uma assistência médica e medicamentosa à altura aos utentes.

Esclareceu que dos 43 médicos controlados, 13 encontram-se a fazer especialização nas províncias de Cabinda, Uíge, Luanda, Benguela, Huíla e Cuando Cubango, para um período de quatro anos.

Esta unidade sanitária de nível secundário, disse, carece de especialistas em cardiologia, otorrinolaringologia, urologia, dermatologia e de serviços de cuidados intensivos, que, de certo modo, têm criado enormes constrangimentos para o atendimento à população.

Como alternativa, João Bamba avançou que os casos mais complicados são transferidos para os hospitais províncias do Bengo e de Luanda, para quem a unidade sanitária conta apenas com um médico-cirurgião de nacionalidade cubana que atende também os hospitais municipais do Soyo e Nzeto.

Com uma capacidade de internamento de 200 camas, o Hospital Provincial do Zaire, denominado Maria Eugênia Neto,  presta serviços de medicina geral, ginecologia obstetrícia, oftalmologia, pediatria, maternidade, bloco operatório, laboratório, hemoterapia, fisioterapia, ortopedia e traumatologia. DA/JL

 





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Angola regista 185 novos casos de cólera

 Sábado, 15 Fevereiro de 2025 | 07h22

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+