Luanda - O Hospital do Prenda vai contar com uma enfermaria dedicada aos serviços de nefrologia, anunciou, este sábado, em Luanda, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.
A nefrologia é uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento das doenças do sistema urinário, principalemnete realacionadas com o rim.
Os novos serviços vão surgir na sequência das obras de reabilitação e ampliação desde 2021. Até ao momento já foram requalificados os blocos operatórios, as áreas de consultas externas, parcialmente as áreas dos serviços de consulta interna, unidade de cuidados intensivos, ortotraumatogia, neurocirurgia, cirurgia geral e maxilo facial.
De acordo com a ministra, que falava à imprensa no final da visita de constatação as obras do Hospital do Prenda, pelo Presidente da República, João Lourenço, desde a sua construção nunca teve intervenção de obras de requalificação.
“Já estávamos numa situação bastante difícil que o próprio hospital, por iniciativa própria, encontrou recursos e de forma faseada tem estado a dar tratamento a algumas áreas prioritárias do hospital”, reforçou a ministra.
Sílvia Lutucuta considera o Hospital do Prenda como uma grande escola para várias especialidades.
O hospital de terceiro nível de referência nacional conta com uma capacidade para 250 camas e 82 monitores de hemodiálise, incluído cuidados intensivos, e atende diariamente mais de 700 pacientes.
Consta da estatística que, no primeiro trimestre deste ano, foram atendidos um total de 72.951 doentes.
A funcionar desde 1974, o Hospital do Prenda presta atendimento médico e cirúrgico de média e alta complexidade por meio de equipas qualificadas e desenvolve programas de pesquisas e ensino nas especialidades de neurologia, ortopedia, cirurgia geral, oftalmologia e medicina interna.VM