Sumbe – O novo Hospital Geral do Cuanza-Sul, denominado “Comandante Raúl Díaz Argüelles”, com capacidade para 200 camas, será inaugurado esta segunda-feira (21), informou o director do gabinete local da Saúde, Nelson Camilo.
A unidade sanitária do nível III vai prestar, entre outros, serviços de pediatria, hemodiálise, ginecologia obstetrícia, otorrinolaringologia, oftalmologia, cirurgias, ortopedia, cardiologia, cuidados intensivos, mamografia, imagiologia, e hemodiálise.
Em declarações à imprensa, o director do gabinete do gabinete da Saúde na província do Cuanza-Sul, Nelson Camilo, informou que a novo unidade hospitalar vai reforçar a humanização dos serviços de saúde, com a componente de hospital/escola.
Na última sexta-feira, entrou em funcionamento o serviço de hemodiálise, com uma capacidade para atender 80 doentes, num acto presenciado pela governadora local Cuanza-Sul, Mara Quiosa.
Na ocasião, Mara Quiosa disse trata-se de um acto memorável, pois nunca houve serviço do género na província e os doentes deixam de ser tratados em Luanda e Benguela.
O hospital, que homenageia o militar cubano, Comandante Raúl Díaz Argüelles, foi orçado em 63 milhões 180 mil euros.
O Comandante Raúl Díaz Argüelles nasceu a 14 de Setembro de 1936 e morreu em combate na batalha do Ebo, no dia 11 de Dezembro de 1975.
A unidade sanitária foi consignada a uma empresa Suiça especializada em soluções de saúde (PROMED INTERNATIONAL AG-MITOLLI GROUP), ocupa uma área de 4.5 hectares de um global de seis hectares. LC/ALH