Saurimo – Sessenta bolsas de sangue foram doadas hoje, terça-feira, no hospital municipal de Saurimo (HMS), no âmbito do lançamento da 4ª fase da campanha de doação, promovida pelo Banco de Fomento Angola (BFA), em parceria com o Conselho Nacional da Juventude (CNJ).
Segundo o representante do BFA na Lunda-Sul, Guilherme Nunes, a campanha está a ser realizada em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, cuja jornada decorre de 10 a 15 de Junho, nas províncias da Lunda-Sul, Benguela, Bengo, Cuanza Norte, Huila, Malange e Uíge.
Sublinhou que o objectivo é ajudar a minimizar a situação da carência de sangue nas principais unidades sanitárias que recebem maior fluxo de pacientes.
Por sua vez, o responsável da unidade hospitalar, Costa Samuquinda, disse que o gesto representa o amor ao próximo, esperando que iniciativas do género aconteçam mais vezes e que outras instituições sigam o mesmo exemplo.
Afirmou que maior parte do sangue vai para o Banco de Urgência e na área de cirurgias, onde recebem diariamente pacientes vítimas de acidentes e outras patologias.
A Assembleia Mundial da Saúde, em 2005, designou um dia especial para agradecer aos doadores e incentivar mais pessoas a doar sangue livremente. É um dia de conscientizar sobre a necessidade global de sangue seguro e de como todos podem contribuir.
A data de 14 de Junho foi instituída em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o factor Rh e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos. JW/PA