Gabela - O Hospital da Boa Entrada, no município do Amboim, província do Cuanza-Sul, foi reaberto, há dias, com a disponibilização dos serviços de urologia, estomatologia e oftalmologia, soube hoje a ANGOP.
A informção foi prestada, esta terça-feira, pelo administrador do município do Amboim, Darcy da Costa, ao referir que a terceira e última nave da unidade sanitária foi reabilitada e apetrechada, no âmbito do diferencial do petróleo, com a capacidade para prestar serviços em três novas especialidades (urologia, estomatologia e oftalmologia).
Disse que o objectivo da Administração local, com a recuperação do hospital, é melhorar o atendimento à população e transformá-lo em uma unidade de especialidade.
Com este acto, fica concluída a reabilitação parcial e apetrecho Hospital da Boa Entrada, que decorreu em três fases, sendo duas no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e uma no âmbito do diferencial do petróleo, com um valor global de 606 milhões, 50 mil e 441 Kwanzas.
A par destas três especialidades, a unidade sanitária presta os serviços de urgências, pediatria, medicina, maternidade, tisiologia, radiologia, genexpert e hemoterapia.
O Hospital da Boa Entrada conta com cinco médicos, sendo um pediatra, um urologista e igual número de imagiologista, para além de dois médicos gerais e 22 enfermeiros.
Construído em 1952, actualmente possui uma capacidade de 100 camas. Já esteve inoperante, entre 1992 e 2022. LC