Lubango – O hospital central do Lubango “Dr. António Agostinho Neto” contará, ainda este semestre, com um novo bloco operatório vocacionado a cirurgias pediátricas, uma oferta da ONG britânica Kids Operating Room (KidSor).
A KidSor é uma instituilçao de caridade escocesa fundada por Garreth e Nicola World em 2018. Com essa nova oferta, cujas obras estão concluidas, o hospital passa a contar com cinco blocos operatórios.
A instituição de caridade instala salas de cirurgias pediátricas em países de baixa média renda, com objectivo de garantir acesso a operações seguras a todas as crianças que delas necessitam.
A sala que tem a capacidade de atender diariamente seis pacientes, está equipada com meios tecnológicos e vai operar crianças com diagnóstico no lábio leporino, as com dificuldade de fala e de engolir alimentos, bem como efectuar cirurgias a nível da urologia, orquidimite, de alta complexidade de urologia e osterose da uretra.
Em declarações hoje, quinta-feira, à ANGOP, no Lubango, a directora-geral daquela unidade hospitalar, Lina Antunes, fez saber que esse bloco vai funcionar com sete profissionais formados nas especialidades esterilização, cuidados intensivos e instrumentação.
A médica afirmou que a sala está moldada a fazer, igualmente, cirurgia em maxilo-facial de mínimo acesso e de pequenos casos de hérnias.
Sublinhou o objectivo do hospital central é de proceder cirurgias com anestesias curtas e de mínimo acesso a crianças que entram de manhã na sala de operação e são libedaradas ao fim da tarde.
Destacou ainda, nos próximos tempos, a inauguração de uma sala de hemoterapia um serviço novo de doação e conservação de sangue, que também só está dependente da importação dos equipamentos.
O hospital funciona com 843 trabalhadores, entre médicos, enfermeiros, pessoal de apoio e administrativos, mas o seu quadro orgânico é de dois mil 120 técnicos. JT/MS