Malanje- O vice-governador provincial para o sector Político, Económico e Social, Franco Mufinda assegurou hoje, que as unidades sanitárias da província estão preparadas para atender eventuais demandas de casos que darem entrada durante a viragem do ano.
Para o efeito, explicou que os Hospitais Geral de Malanje e Provinciais Materno-infantil e Sanatório, foram prevenidas com meios humanos e materiais, tendo em conta que na passagem de ano, essas unidades registam um fluxo elevado de pacientes, sobretudo com traumatismos e intoxicações, devido ao consumo excessivo de bebidas alcoolicas e de alimentos.
Falando no final de uma visita de constatação das condições de trabalho e humanas para fazer face a entrada do novo ano, nos referidos estabelecimentos, o responsável disse haver medicamentos e gastáveis suficientes e os técnicos estão preparados para atender de forma humanizada todos os pacientes que eventualmente derem entrada.
A poucas horas da transição de ano, Franco Mufinda disse ter constatado com satisfação as escalas do pessoal em serviço e a existência de stocks de sangue para casos de transfusão, entre outras condições necessárias para garantir a assistência sanitária.
Apelou aos cidadãos a moderar o consumo de bebidas alcoolicas e aos profissionais de saúde a assister de forma humanizada todos os doentes, independentemente de eventualmente vierem a ser encaminhado ao hospital em situação de negiglência.
Entretanto, os responsáveis das unidades visitadas, foram unânimes de que o pessoal em serviço está moralizado para acudir quaisquer situações, porquanto tem sido frequente a agitação nos bancos de urgência e outras áreas, em vésperas de natal e de passagem de ano.
A visita abrangeu igualmente o Hospital Municipal de Malanje, e visou igualmente solidarizar-se com os pacientes. NC/PBC