Luena – As unidades sanitárias da província do Moxico beneficiaram, esta segunda-feira, de 30 toneladas de medicamentos diversos, adquiridas pelo Governo Provincial para o asseguramento da quadra festiva.
Trata-se de antipalúdicos, antibióticos entre outros, a serem distribuídos nos nove municípios que compõem a província do Moxico, com perspectiva de serem usados no período de três meses.
Após proceder a entrega, o governador provincial, Ernesto Muangala, pediu maior responsabilidade na utilização e conservação dos fármacos colocados à disposição dos profissionais de saúde " não queremos ouvir mais reclamações dos munícipes sobre a falta de medicamentos.
O também médico de profissão reiterou que a malária, as doenças diarreicas agudas são as doenças mais frequentes na província.
Na ocasião, o director do Gabinete Provincial da Saúde no Moxico, Tiago Mário, reiterou que maior quantidade dos medicamentos são antipalúdicos, tendo em conta o período que se vive, caracterizado por vários casos de malária nas unidades sanitárias.
Adiantou que o sector conta, actualmente, com mais de dois mil 700 profissionais, número que considerou reduzido, tendo em conta a elevada procura pelos serviços. MT/TC