Luena - Dezoito casos de agressões físicas que resultaram em uma morte, por esfaqueamento, foram registados durante a passagem de ano nos bancos de urgências das principais unidades sanitárias da cidade do Luena, província do Moxico.
O caso de morte foi registado no banco de urgência do Hospital Geral (HG) do Moxico, em que foi vítima um cidadão de aproximadamente 22 anos, alegamente, esfaqueado por um amigo, após um desentendimento em um convívio, no bairro Santa Rosa.
Segundo a directora clínica daquele hospital, Georgina Esperança, a vítima foi esfaqueado na zona do tórax esquerdo, com penetração no coração.
Além da morte, disse, o banco de urgência registou neste período,13 casos de agressões físicas, seis acidentes rodoviários e dois de intoxicação alcoólica.
Já no banco de urgência do Hospital Municipal do Moxico, durante a transição do ano foram atendidos 122 pacientes, com destaque para 50 de malária e cinco casos de ferimentos por agressão física, sem no entanto provocar vítimas mortais, conforme a médica clínica em serviço, Josoneide Carvalho.
Por sua vez, o director clínico da Maternidade Provincial, Assunção Wika, considerou "normal" a passagem de ano naquela unidade, com o registo de 23 partos, três dos quais por cesariana e um caso de histerectomia por ruptura uterina. TC/HD