Matala – Pelo menos 14 unidades sanitárias no município da Matala, o segundo mais povoado da província da Huíla, vão beneficiar do Programa Integrado de Gestão e Tratamento da Malnutrição Aguda e Severa, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
A acção conta, igualmente, com a parceria da Organização Não-governamental PanAfricare e do Ministério da Saúde de Angola, num município em que são registados uma média de 90 casos de malnutrição por mês.
À saída de um encontro com o administrador municipal, Manuel Quilende, o oficial do Unicef, Paulo Mendes, assinalou o programa contempla acções de formação dos técnicos de saúde e agentes comunitários sobre a gestão de casos de desnutrição aguda e severa, fornecimento de produtos nutricionais terapêuticos, assim como o reforço da componente de supervisão das unidades sanitárias.
Por seu turno, o administrador Manuel Quilende, fez apresentação das características socioeconómicas da terra da diversidade, louvou a iniciativa e acredita que a implementação de programa vai melhorar assistência médica e medicamentosa dos mais de 370 mil habitantes.
Situado 180 quilómetros a Leste do Lubango, o município da Matala dispõe de 25 unidades sanitárias e ganha, neste semestre, o seu primeiro centro de nutrição, que será acoplado ao Hospital Geral local. MS