Uíge - Cento e 28 pessoas morreram, desde Janeiro deste ano, na província do Uíge, vítimas de HIV/SIDA, informou hoje (segunda-feira) a chefe do Departamento Provincial da Saúde Pública, Lindeza Chaves.
Em declarações à ANGOP, a propósito do Dia Mundial da SIDA, assinalado domingo (1), a responsável informou que se destaca entre as mortes 119 adultos e nove crianças.
Sem referir o total de pessoas que vivem com a doença na região, informou apenas que foram testadas, no período em referência, 96 mil e 362 pessoas, tendo resultado em 1.214 casos positivos (apenas mil e cinco estão a fazer tratamento).
Devido ao elevado número de casos da doença, a responsável apelou à população a fazer testes de rotina, para que conheça o seu estado serológico e evitar a transmissão da doença.
Para saudar o Dia Mundial do SIDA, realizou-se no fim-de-semana, na cidade do Uíge, uma marcha que juntou centenas de pessoas, entre governantes, técnicos de saúde, organizações da sociedade civil e outros convidados. NM/JAR