Luanda – A adequada higienização das mãos reduz em até 40 porcento o risco de contrair doenças como diarreia, infecção estomacal, dor de garganta, conjutivite e gripe, informou esta segunda-feira, em Luanda, a médica Cássia Rodrigues.
Em declarações à ANGOP, no quadro do 15 de Outubro, Dia Mundial da Lavagem das Mãos, a médica pediatra afirmou que esta acção contribui para prevenir e controlar distintas infecções.
Salientou que este simples acto, de alcance universal, é baseado nas melhores evidências e tem impacto comprovado na qualidade do atendimento e segurança do paciente, em todos os níveis do sistema de saúde.
Para si, esta é uma rotina simples e eficaz na prevenção e controle da disseminação de microrganismos, devendo, por isso, ser realizada constantemente, principalmente após tossir ou espirrar, usar o banheiro, limpar o nariz, cumprimentar pessoas e usar objectos não higienizados.
A médica informou ainda que as doenças diarreicas, infecções intestinais e garganta são as patologias mais frequentes durante as suas consultas, com um atendimento diário de 15.
Em todo o mundo, a data é marcada por acções destinadas a consciencializar os profissionais de saúde e a população, em geral, sobre os cuidados básicos que todos devem ter com a higiene das mãos. EVC/OHA