Luena – Um novo espaço para realização de consultas externas no Hospital Geral do Moxico (HGM) foi, hoje (quinta-feira, inaugurado pelo governador Provincial, Ernesto Muangala, com vista à melhoria do atendimento dos serviços de saúde.
Trata-se de um espaço há muito solicitado pelos utentes que acorrem naquela que é a maior unidade sanitária da província (possui 300 camas para internamento), face a limitação da anterior sala que regista a presença diária de 500 pacientes.
A nova área possui cinco consultórios, uma sala de tratamento, sala de gesso e curativo, sala de triagem, diversos gabinetes e laboratórios.
Em declarações à imprensa, o governador provincial, Ernesto Muangala, disse que o espaço responde a uma das recomendações que havia deixado à direcção do hospital, com o intuito de melhor a acomodação dos pacientes.
Na ocasião, procedeu a entrega de um lote de medicamentos, com destaque para o de tratamento da malária, hipertensão arterial, doenças diarreicas agudas e respiratórias agudas.
Sobre a gritante falta de medicamentos que as unidades tem enfrentado, disse que é um problema que já começou a ser resolvido pelo Ministério das Finanças, com a disponibilização de verbas aos fornecedores.
Para o diretor do Hospital Geral do Moxico, Zadoque Miza, o alargamento do espaço para a realização de consultas externas poderá continuar, para abarcar outras áreas, como os serviços de oftalmologia e colocação de um ginásio para pacientes que cumprem sessões de fisioterapia.
Actualmente, o Hospital Geral do Moxico atende 500 pacientes por dia, sendo que as principais patologias estão relacionadas com a malária, doenças respiratórias agudas e doenças diarreicas agudas. MT/TC/YD